Linha direta Ibaneis e Alckmin: governador do DF convoca edição do Fórum Nacional de Governadores para debater tarifaço dos EUA

29 de julho de 2025 01:05

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em linha direta com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, o “negociador” delegado pelo presidente Lula, junto como Itamaraty, tornou-se protagonista emtre os governantes estaduais, como representante do Fórum Nacional de Governadores, assumindo a liderança no debate sobre o tarifaço de 50% dos produtos exportados pelos brasileiros, prometido por Donald Trump para começar a partir de 1º de agosto. Em concordância com Alckmin, Ibaneis anunciou que vai convocar uma edição extraordinária do fórum para debater e propor soluçõesao “tarifaço” . O objetivo é que o encontro reúna representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, além do governo federal.

Na manhã desta segunda-feira, 28, o governador do DF, que coordena o grupo, esteve com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Alckmin para convidá-lo a participar do encontro. O convite se estende também ao presidente Lula. “Todos os governadores estão muito preocupados. Uns perdem mais, outros menos, mas acho que nós temos condições de fazer um diálogo unindo toda a classe política brasileira em torno desse que é um problema nacional”, afirmou.

A ideia é que, durante o Fórum de Governadores, seja montada uma comitiva que possa acompanhar Alckmin nas tratativas em Washington, nos EUA. “A ideia principal é que ocorra a reunião e que a gente tire uma comissão dentro dos governadores para acompanhar o governo federal, o vice-presidente e os negociadores, mostrando a unidade, porque quem mais vai perder com isso é exatamente a população mais carente, que perde emprego, renda e salário. A ideia é exatamente trabalhar com os governadores para que a gente possa ajudar na solução desse grande problema”, completou Ibaneis Rocha.

“Ele (Alckmin) recebeu muito bem o nosso convite, e nossas assessorias ficaram de marcar a data para que eu possa comunicar os governadores, para que a gente faça esse fórum aqui debatendo esse tema que vai atingir muito a população brasileira, não só na parte das exportações, mas também na produção”, prosseguiu o governador. A expectativa é de que a reunião ocorra antes de a medida entrar em vigor.

Taxação

Em 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a aplicação de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. A medida entra em vigor em 1º de agosto. O chamado “tarifaço” teve, entre as justificativas, argumentos políticos e comerciais.

  • O governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve com o vice-presidente Geraldo Alckmin para convidá-lo a participar de encontro do Fórum Nacional de Governadores. Foto: Renato Alves/Agência Brasília
  • Fonte de informações: a partir de informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *