
Governador Ibaneis Rocha assinou nesta quarta, 21, ordem de serviço para início da reconstrução do Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia
21 de maio de 2025 12:15Cidade mais antiga do Distrito Federal, Candangolância vai ter uma velha reivindicação atendida: o governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quarta-feira (21), a ordem de serviço para reconstrução do Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01) no local. GDF investirá mais de R$ 12,4 milhões na construção da nova escola, oferecendo mais conforto, segurança e qualidade no ambiente escolar.
Ao lembrar dos pedidos da comunidade para reconstruir a unidade educacional, Ibaneis Rocha afirmou que na região se respira a história de Brasília. “Meu pedido para a [secretária de Educação] Hélvia [Paranaguá] foi um projeto bem moderno para que a gente tivesse mais um espaço não só para a educação, mas também para a comunidade. Por isso, o auditório vai servir não só aos estudantes, mas também toda a comunidade aqui da Candangolândia. Vai ser um ponto de encontro dos moradores dessa cidade. E a gente devolve as crianças para perto das suas casas. Com a reconstrução da escola, cada um vai morar perto da escola, vai vir andando para cá”, disse. A obra, segundo o governador, vai atender à comunidade como um todo, não só apenas alunos e professores

O novo prédio contará com 18 salas de aula projetadas para atender até 630 estudantes por turno. Atualmente, o CEF 01 da Candangolândia atende 678 estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), sendo 411 no turno matutino e 267 no vespertino, com faixa etária de 11 a 15 anos.
“A comunidade está ansiando por esse momento. Essa era uma escola antiga, que já não cabia mais na realidade da Candangolândia. Agora vamos entregar um centro moderno, com capacidade para mais de 600 estudantes por turno. Pode, inclusive, virar uma escola em tempo integral”, destacou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

A área total construída da nova sede será de 5.046,7 m², contemplando instalações modernas e adequadas às necessidades pedagógicas. As obras serão realizadas por empresa privada contratada pelo GDF.
Sonho antigo
O administrador regional da Candangolândia, Marcos Paulo Alves, ressaltou que a obra era uma demanda antiga dos moradores e da comunidade escolar da cidade. “Essa reconstrução é a coisa mais esperada pela cidade hoje. A escola fica no coração da cidade, onde todo mundo passa, e a ausência dela é sentida todos os dias. Para nós, moradores, isso é um momento histórico”, disse.
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília
Fonte: A partir de informações da Agência Brasília