Fim de semana: Feira da Uva, eventos esportivos e shows estão entre os destaques da programação cultural no DF

8 de agosto de 2025 05:00

O segundo fim de semana de agosto tem entre seus destaques a Feira da Uva e do Vinho, no Parque de Exposições de Planaltina, evento que conta com R$ 3,9 milhões de recursos do GDF. Em sua quinta edição, o festejo segue com programação gratuita que inclui shows e cerca de 400 expositores. Neste fim de semana, os destaques são o pagodeiro Dilsinho, que se apresenta nesta sexta-feira (8); e os cantores Léo Santana e Leonardo, que sobem ao palco no sábado (9) e domingo (10), respectivamente.

Com o fomento do Governo do Distrito Federal (GDF) ou em espaços públicos sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a agenda conta com atrações musicais, eventos esportivos e exposições.

A programação musical do fim de semana inclui, ainda, a edição comemorativa do Cerrado Jazz Festival, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC-DF), ambas da Secec. Na Caixa Cultural Brasília, o projeto conta com apresentações desta sexta-feira até domingo, a partir das 19h30. Choro Popular Orquestra, Dom Salvador, Chico César e Fabiana Cozza sobem ao palco no primeiro dia. No sábado é a vez de Tucanuçu, João Bosco, Vanessa Moreno e Michel Pipoquinha e Black Rio. Já no domingo, as atrações são Egberto Gismonti, Daniel Murray e Rosa Passos.

Capital do esporte

Eventos esportivos também marcam a programação. Desta sexta a domingo, 10 de agosto ocorre a grande final do Cerrado Cup, no shopping Pier 21. Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), o evento reúne 12 modalidades esportivas de e-sports. Além das competições, o público poderá aproveitar a arena de experiências imersivas com simuladores, fliperamas, Just Dance e o Museu Videogame Retrô. Com entrada franca, a programação tem início às 10h.

Pela primeira vez, o Bop Games será disputado em Brasília. Foto: Divulgação/SEL-DF

Outra atração esportiva local é o Bop Games. Pela primeira vez em Brasília, o evento invade a Arena BRB – Estádio Nacional Mané Garrincha no sábado e no domingo. Serão mais de 40 modalidades esportivas, entre yoga, funcional, jiu-jítsu e muay thai, além de shows e atrações gastronômicas. Com apoio da SEL, a entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site.

Atrações multiculturais

De sexta até domingo, a partir das 18h, o projeto Cinema Inflável chega ao Paranoá. No estacionamento da administração regional, a programação inclui os filmes O Auto da Compadecida, na sexta; Moana 2, no sábado; e King Richard: Criando Campeãs, no domingo. A entrada é franca e de acordo com a classificação indicativa dos filmes.

A exposição Sob os Pés do Mundo proporciona uma experiência sensorial, a partir de obras táteis. Foto: Divulgação

No Museu Nacional da República, a atração é a exposição Sob os Pés do Mundo. Resultado do projeto artístico-sociocultural Arte no Espaço Público x Arte como Espaço Público: Arte e Inclusão Social, o evento propõe uma experiência sensorial com 17 obras táteis criadas a partir das calçadas e espaços públicos do Distrito Federal. As peças são idealizadas pelo artista visual e sociólogo Flavio Marzadro. A entrada é franca, e a visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h.

Com fomento da Lei Paulo Gustavo e da Secec, o projeto itinerante Gira das Desempregadas Convida chega à Feira do Guará no domingo, com apresentações de brincantes. Na ocasião, serão apresentadas encenações dos grupos As Caixeiras, às 11h, e Pedaços de Maria, às 12h.

O Grupo As Caixeiras se apresenta domingo, na Feira do Guará. Foto: Divulgação

O projeto Lazer para Todos segue em funcionamento aos domingos e feriados, garantindo a entrada franca no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília. Os espaços funcionam das 9h às 17h e das 8h30 às 17h, respectivamente. Para incentivar ainda mais a visitação, o GDF conta com o programa Vai de Graça, que permite transporte público gratuito aos domingos e feriados.

Linhas que atendem o Jardim Botânico de Brasília aos domingos
→ 0.147: São Sebastião (Residencial do Bosque)/L2 Sul/Rodoviária do Plano Piloto
→ 0.181: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Paranoá/Itapoã/Lago Sul (QI 23)
→ 0.186: São Sebastião/Lago Sul (Ponte das Garças)/Rodoviária do Plano Piloto
→ 181.2: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Lago Sul (Gilberto Salomão)
→ 183.2: São Sebastião (Vila do Boa)/Condomínios (Esaf-Big Box)
→ 183.6: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Morro da Cruz/São Francisco/Mangueiral
→ 183.7: São Sebastião (Capão Comprido — João Cândido — Itaipu — Condomínio Estrada do Sol)
→ 197.3: São Sebastião (Bairro São Francisco Qd. 09 — QI 23)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)

Linhas que atendem o Zoológico de Brasília aos domingos
→ 0.089: Ceilândia (M2 Norte e Sul)/Taguatinga (Avenida Comercial Norte/Avenida Centro)/Guará/Faculdade Euroamericana/Samdu Norte
→ 0.160: Núcleo Bandeirante (Zoológico)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.172: Riacho Fundo (EPNB)/Rodoviária do Plano Piloto (Zoológico – Eixo)
→ 0.373: Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo)
→ 0.809: Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.821: Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 0.825: Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 154.2: Guará e Guará II/Rodoviária do Plano Piloto
→ 336.1: Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto
→ 373.2: Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 813.2: Recanto das Emas (EPNB – Epia)/W3 Sul – Norte
→ 870.1: Riacho Fundo II (QS 18 — Caub II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 870.7: Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto – (Eixo).

  • Imagem da Feira da Uva e do Vinho, no Parque de Exposições de Planaltina, que chega à quinta edição. Foto: Divulgação
  • Fonte: A partir de informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *