
FIFA confirma Brasília como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
8 de maio de 2025 09:10Brasília será uma das Foram oito cidades entre a receber jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027, no Brasil. As partidas na capital federal ocorrerão na Arena BRB Mané Garrincha. Também serão cidades-sedes Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Pleitearam, mas ficaram de fora Belém (PA), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Natal (RN). A decisão foi anunciada na quarta-feira (7) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
“Em pouco mais de dois anos, o maior evento esportivo feminino do mundo chegará ao Brasil e à América do Sul pela primeira vez. Do samba ao frevo, das praias deslumbrantes às cidades cosmopolitas: o mundo experimentará a energia, a cor e o calor humano que só o Brasil pode oferecer. Com a enorme paixão de vocês pelo futebol, 2027 será realmente espetacular”, escreveu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, pelas redes sociais.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, comemorou o anúncio. “Fiquei satisfeito com essa notícia, da Copa do Mundo Feminina, principalmente porque, aqui no Distrito Federal, a gente valoriza muito a questão das mulheres, temos feito vários programas que estão sendo exemplos nacionais”, disse. Para celebrar a escolha, vários prédios em Brasília foram iluminados mostrando as cores da bandeira brasileira. A Secretaria de Esporte e Lazer do DF prepara ações especiais, como a iluminação cênica do Estádio Nacional e de monumentos de Brasília e divulgação de artes OOH (Out of Home) em locais estratégicos da capital, entre outras. Além disso, estão previstos projetos educativos, culturais e esportivos, como o fomento ao futebol feminino nas escolas e clubes; a qualificação de voluntários e servidores para o evento; a revitalização de espaços esportivos públicos; e campanhas institucionais de valorização da mulher no esporte.
Já o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou o investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção de espaços esportivos e no estímulo aos atletas, inclusive do futebol feminino. “Isso só é possível porque nós temos uma parceria muito boa com a concessionária da Arena BRB Mané Garrincha. Os nossos estádios estão aptos, reformados, sempre buscando melhorias”, apontou.
Casa da Seleção
Brasília tem se firmado como a casa da Seleção Brasileira. A cidade, até o momento, é a única a receber dois jogos da equipe masculina no atual ciclo das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O primeiro foi a goleada sobre o Peru, em outubro do ano passado. Já a segunda foi a vitória sobre a Colômbia, em março, em partida que registrou o maior público do futebol brasileiro no ano, bem como o recorde histórico de espectadores da Arena BRB Mané Garrincha: 70.027 pessoas.
Além das Eliminatórias, a equipe masculina já jogou outras nove vezes no estádio brasiliense: pela Copa das Confederações, pela Copa do Mundo, pelas Olimpíadas e em amistosos. A arena também já recebeu a Seleção feminina, em julho de 2023, no último amistoso antes da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.
Casa do maior campeão do Campeonato Candango, o Gama, o estádio Valmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, é gerido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) e deve servir como espaço para treinos das seleções que vierem disputar a Copa do Mundo de 2027. Em 2019, a Seleção masculina sub-17 disputou, e venceu, um Mundial no local.
Foto: Lívia Villa Boas/CBF
Fonte: A partir de informações da Agência Brasília/Secretaria de Esportes e Lazer