
Definida para 23 de outubro licitação para execução de projeto básico e construção de trecho do BRT Sul, obra entre Epia e Terminal da Asa Sul
23 de julho de 2025 02:00A abertura de disputa de preços para escolher a empresa responsável pelo projeto básico e obra de implantação do corredor exclusivo do BRT Sul (Bus Rapid Transit), foi marcada para o dia 23 de outubro, às 10h. Após essa etapa, serão divulgadas as empresas habilitadas a participar da concorrência e, em seguida, a vencedora do certame. A última fase do processo será a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço, que marcará o início imediato dos trabalhos. Todo o trâmite licitatório deve ser concluído em cerca de 60 dias. O trecho a ser licitado fica entre a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), na altura do km 24,5, e o Terminal da Asa Sul, com extensão de aproximadamente 7,3 quilômetros.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou, nessa segunda-feira (21), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o aviso de licitação referente à concorrência eletrônica nº 90018/2025.
Uma vez iniciadas as obras, a empresa contratada terá 540 dias corridos para concluir os serviços. O escopo da obra contempla uma série de intervenções, incluindo adequação geométrica da via, serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem pluvial e implantação de ciclovia. Também serão feitas obras complementares de infraestrutura, sinalização horizontal e vertical, sinalização de obras, implantação de Obra de Arte Especial (OAE), urbanismo e paisagismo, ações voltadas à mobilidade e acessibilidade, medidas de compensação ambiental, além da instalação de canteiro de obras e tratamento de interferências existentes.
O projeto prevê a construção de uma via exclusiva para o BRT em pavimento rígido, com faixa de rolamento de quatro metros de largura em cada sentido. Estão previstas a construção de três estações com passarelas, o alargamento de três viadutos existentes e a implantação de uma nova Obra de Arte Especial.
- Com investimento de mais de R$ 190 milhões, o projeto inclui a construção de uma via exclusiva para o BRT em pavimento rígido, com faixa de rolamento de quatro metros de largura em cada sentido, e três estações com passarelas. Foto: Agência Brasília.
- Fonte: A partir de informações da Agência Brasília/DER-DF