
Casamento Comunitário celebra a união de 100 casais com cerimônia inédita na Concha Acústica, em clima de festa junina e presença de mais de 3 mil pessoas às margens do Lago Paranoá
30 de junho de 2025 08:00Em clima de festa junina, na Concha Acústica de Brasília, às margens do Lago Paranoá, o Governo do Distrito Federal realizou neste domingo (29) o Casamento Comunitário. Na segunda edição de 2025, 100 casais de todas as idades subiram ao altar para dizer o tão sonhado “sim”. Pela primeira vez, a cerimônia, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) , foi realizada neste local. Mais de 3 mil pessoas, entre os noivos, familiares, convidados e autoridades, participaram da celebração.

Segundo a vice-governadora Celina Leão, o Casamento Comunitário representa a realização de um sonho. “Muitos já viviam juntos, mas não tinham condições de realizar uma cerimônia. Outros estão se casando agora, aproveitando essa oportunidade”, afirmou. Ela destacou que tudo é planejado com antecedência: “Os vestidos são testados, há toda uma preparação cerimonial, com música… É um evento feito com muito amor, carinho e com a colaboração de muita gente junto ao Governo do Distrito Federal.” Para ela, a cerimônia também é um momento simbólico. “Acredito que as pessoas renovam a esperança de viver uma fé em unidade e amor”, completou.
Todos chegaram em carros de luxo, percorreram a passarela exclusiva até o altar e contaram com palco para a celebração, área para os convidados e um espaço especial para fotos, brindes e corte do bolo. Barracas temáticas, comidas típicas, atrações culturais e brincadeiras fizeram parte da programação. Antes realizada em espaço fechado no Pontão do Lago Sul, a cerimônia teve o mesmo cuidado em cada detalhe por parte da organização. “Estamos muito felizes em realizar, pela primeira vez, o Casamento Comunitário acontece aqui, nesse pôr do sol que só Brasília tem”,disse a secretária da Sejus-DF, Marcela Passamani., lembrando a parceria com a Arpen-DF, a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Distrito Federal.

Casamento Comunitário
Em 2025, a primeira edição ocorreu em 23 de março. Outras duas edições estão previstas até dezembro: em 31 de agosto e 7 de dezembro, cada uma com 100 casais. Além da isenção das taxas cartoriais, os casais recebem apoio completo para o grande dia: transporte, trajes, maquiagem, produção de cabelo e registro fotográfico profissional, tudo viabilizado por meio de parcerias privadas e voluntárias.
Mais do que um ato simbólico, o Casamento Comunitário também assegura diversos direitos e benefícios legais aos casais, como segurança jurídica, acesso a pensões, inclusão em programas sociais e direitos sucessórios. Ao garantir a oficialização gratuita da união civil, a Sejus reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em promover dignidade e cidadania a todos, independentemente da renda.
Instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o Programa Casamento Comunitário teve sua primeira edição em 2020. Desde então, 541 casais já foram beneficiados com a oficialização gratuita da união.
Imagens da segunda edição do Casamento Comunitário deste ano promoveu a união de 100 casais neste domingo (29), na Concha Acústica de Brasília. Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Fonte Agência Brasília