
Brasília celebra 65 anos com esquema especial de segurança e mobilidade
16 de abril de 2025 19:59A capital federal se prepara para comemorar seus 65 anos com uma série de atividades na Esplanada dos Ministérios, entre os dias 19 e 21 de abril. A programação festiva será acompanhada por uma operação integrada de segurança, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em conjunto com outros órgãos do GDF.
O planejamento inclui o Protocolo de Operações Integradas (POI), que reúne diversas secretarias e instituições, como as de Cultura, Turismo, Saúde e Mobilidade, para garantir que a população aproveite os eventos de forma segura e organizada.
“Nosso foco é oferecer tranquilidade para quem vai participar das comemorações e também para quem precisa circular pela região. A Cidade da Segurança Pública estará equipada com delegacia móvel, apoio médico e estrutura para as equipes de segurança”, explicou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Acompanhamento em tempo real
Durante os três dias de evento, o monitoramento será feito a partir do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que contará com a atuação coordenada de 31 instituições do governo local. O uso de câmeras e drones ampliará a vigilância em pontos estratégicos da Esplanada, contribuindo para uma resposta ágil a qualquer eventualidade.
As aeronaves não tripuladas já são ferramentas constantes da SSP-DF e serão empregadas para reforçar o policiamento e o acompanhamento em tempo real das atividades.
Bloqueios e acessos especiais
Para viabilizar a montagem da estrutura e garantir segurança viária, o trânsito na Esplanada será interditado a partir das 23h59 de sexta-feira (18). A liberação está prevista para a madrugada de terça-feira (22), após a conclusão da programação. No domingo (20), no entanto, a via será temporariamente reaberta, entre 6h e 12h, para a cerimônia de troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, sob a coordenação da Casa Militar.
O comandante do Policiamento de Trânsito, coronel Edvã Sousa, orienta que o público utilize transporte público ou por aplicativo e respeite as áreas de estacionamento. “A ideia é garantir a fluidez e o clima de celebração. Quem for de carro deve estacionar apenas nos locais permitidos”, reforçou.
Estarão disponíveis os estacionamentos da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, setores Bancários e de Autarquias (Norte e Sul), anexos dos ministérios e Sesi Lab. Pessoas com deficiência (PCDs) terão vagas exclusivas com acesso pela via S2, próximo ao túnel do Itamaraty, mediante apresentação de credencial emitida pelo Detran-DF. O ponto de embarque e desembarque de táxis e motoristas de app será no estacionamento do Sesi Lab.
Cidade Policial e estrutura reforçada
A estrutura de segurança contará com a instalação da Cidade Policial, ao lado do Museu da República, onde estarão os comandos móveis das corporações. Efetivos especializados da Polícia Militar do DF estarão presentes diariamente, com unidades da Cavalaria, Rotam, Batalhão de Choque, BPCães, Trânsito e Bavop.
As equipes realizarão revistas nos acessos à Esplanada. Locais como o Buraco do Tatuí e escadarias dos anexos ministeriais terão policiamento constante. A entrada com objetos perigosos está proibida (veja lista ao final). Estações de transporte público também terão efetivos para ações preventivas, especialmente nos momentos de maior circulação de pessoas.
Segundo o chefe de operações do Departamento de Operações da PMDF, Muriel Mendonça, o público deve redobrar a atenção com objetos pessoais e priorizar a permanência em grupo. “Em caso de necessidade, basta procurar uma equipe ou ligar para o 190. Crianças devem ser identificadas e orientadas a procurar um policial se se perderem”, orienta.
Apoio emergencial
O Corpo de Bombeiros atuará com equipes especializadas e viaturas posicionadas em pontos estratégicos, prontas para agir em situações de emergência. A Cidade da Segurança Pública também contará com ponto médico em parceria com a Secretaria de Saúde, além de três postos privados de atendimento distribuídos pela Esplanada. Em caso de emergência, o número 193 estará disponível.
Delegacia móvel e serviços de apoio
Durante o evento, a Polícia Civil terá uma delegacia móvel em operação, permitindo o registro de ocorrências e o bloqueio imediato de celulares roubados ou furtados, por meio do programa Fora da Rede. O serviço pode ser feito no local, com ou sem o número do IMEI, embora o dado agilize o processo.
Além disso, as delegacias de atendimento especializado — da Criança, do Adolescente e da Mulher — funcionarão com reforço. No dia 21, a Delegacia da Mulher atuará na Esplanada em parceria com a Secretaria da Mulher, oferecendo suporte direto à população.
Objetos proibidos
Para garantir a segurança de todos, a entrada com determinados itens será vetada. Entre os materiais proibidos estão fogos de artifício, armas de qualquer tipo (inclusive de brinquedo), recipientes de vidro, sprays, substâncias inflamáveis, objetos cortantes, churrasqueiras, barracas, drones não autorizados, entre outros. A lista completa será divulgada com 24h de antecedência pelas autoridades responsáveis.
Foto: Divulgação/SSP-DF
*Com informações da Agência Brasília