Ação de acolhimento atende 43 pessoas em situação de rua no DF

17 de novembro de 2025 18:24

Entre os dias 11 e 16 de novembro, o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua atendeu 43 pessoas em situação de rua no Distrito Federal, em uma operação realizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

As equipes de abordagem social percorreram 21 pontos nas regiões do Plano Piloto, Ceilândia e Paranoá, oferecendo serviços essenciais e removendo estruturas precárias.

Como parte da operação, foram desmontadas barracas ou ocupações irregulares e coletados materiais inservíveis por caminhões de entulho para encaminhamento às unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Durante as abordagens, foram oferecidos diversos serviços: cuidados de saúde, acompanhamento social, orientação para qualificação profissional, inserção habitacional, além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles que não têm condições de pagar aluguel.

Para Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil e coordenador do Plano de Ação, a iniciativa reforça o compromisso do GDF com a dignidade da população em situação de rua:

“Mapeamos semanalmente os locais e ajustamos nossas estratégias para otimizar as abordagens. Nenhum morador do Distrito Federal será deixado para trás.”

Essa ação segue a política distrital implementada desde maio de 2024, quando as visitas começaram como fase de teste e agora ocorrem de forma sistemática e integrada.

Com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *