
Prioridade é despolitizar tarifaço, diz Haddad à CNN
2 de agosto de 2025 17:05Às vésperas de uma reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou à CNN que a intenção do encontro envolve despolitizar o debate com as autoridades norte-americanas.
A reunião, que deve ocorrer na semana que vem, acontece depois da manifestação do presidente norte-americano de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia ligar para ele “quando quiser”.
A conversa ainda não tem um dia exato para acontecer. Haddad ainda afirmou que estaria disposto a fazer uma reunião presencial.
A negociação entre os dois deve acontecer depois da confirmação de uma tarifa de 50% para as exportações brasileiras com destino aos Estados Unidos — com uma lista de quase 700 produtos em exceções.
Com a lista de exceções publicada pela Casa Branca, quase metade das exportações brasileiras aos Estados Unidos ficaram livres da tarifa adicional de 40% prometida pelo presidente norte-americano, Donald Trump — segundo levantamento da CNN.
A análise considerou os 100 itens que o Brasil mais vendeu para os Estados Unidos em 2024. Destes produtos, 27 foram poupados por Trump. O levantamento considera dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Na última quarta-feira (30), Haddad havia dito, em entrevista à CNN, que as negociações entre o Brasil e os Estados Unidos haviam avançado e que o governo estudava enviar o vice-presidente Geraldo Alckmin, , que também ocupa o cargo de chefe do Mdic, para negociar in loco.
- Imagem de Fernando Haddad: Ministro da Fazenda deve se encontrar secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Foto: Diogo Zacarias/MF
- Fonte: CNN