Vulcão entra em erupção na Indonésia pela 2ª vez em menos de um mês e expele cinzas a 18 km de altura

7 de julho de 2025 07:43

Um vulcão entrou em erupção na Indonésia pela segunda vez em menos de um mês nesta segunda-feira (7), e expeliu uma coluna de cinzas vulcânicas de 18 quilômetros de altura. A erupção foi chamada de “explosiva” pela agência nacional de vulcanologia do país.

O vulcão fica no monte Lewotobi Laki-laki, na província de Nusa Tenggara Oriental, nas ilhas do sul da Indonésia.

A erupção, que veio acompanhada de fortes estrondos e explosões, ocorre quase um mês após o vulcão ter entrado em erupção e ter formado uma fumaça rosa gigante de cinzas no céu, o que levou ao cancelamento de voos de entrada e saída da ilha vizinha de Bali.

Veja vídeo impressionante disponibilizado pelo canal UOL, com crédito da AFP.

O nível de atividade do vulcão é “muito elevado e são registradas erupções explosivas e tremores contínuos”, declarou em um comunicado o chefe da agência de geologia, Muhammad Wafid.

A agência de vulcanologia informou que o nível de alerta do Lewotobi Laki-laki permanece o mais alto possível nesta segunda-feira, com um alerta para que turistas se mantenham fora de um raio de 6 quilômetros ao redor do vulcão e se afastem de áreas com possibilidade de fluxo de lava.

A erupção desta segunda-feira causou o cancelamento de dezenas de voos no aeroporto internacional de Bali. A turística ilha indonésia fica a 800 km de distância do Lewotobi Laki-laki, porém a coluna de cinzas vulcânicas representa um perigo para a aviação.

Não havia registro de mortos ou danos até a última atualização desta reportagem.

O Lewotobi Laki-laki, localizado na ilha de Flores, no leste da Indonésia, já entrou em erupção algumas vezes neste ano. Em março, uma erupção também causou atrasos e cancelamentos de voos para Bali. Em novembro de 2024, uma erupção do vulcão deixou nove mortos e forçou a evacuação de milhares de pessoas.

A Indonésia está localizada no “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma zona de alta atividade sísmica situada sobre várias placas tectônicas. O país possui mais de 120 vulcões ativos.

Nuvem formada por vulcão do Monte Lewotobi Laki-Laki, em Maumere, na Indonésia, que entrou em erupção pela segunda vez em menos de um mês . Foto: AP

Fonte: G1, com agências internacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *