Vieira diz que reiterou pedido para reversão do tarifaço e que conversa com Rubio foi ‘produtiva’. Na prática, o que?

17 de outubro de 2025 03:30

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (16) que teve uma “conversa muito produtiva” com secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio. O tarifaço de 50% dos Estados Unidos a produtos brasileiros foi um dos principais temas, segundo o ministro. De resultado prático? Ninguém informou.

Os dois estiveram juntos mais cedo, por cerca de 1h15, na Casa Branca. Na maior parte da conversa, assessores estiveram presentes. Mas, durante 20 minutos, Vieira e Rubio estiveram a sós.

A reunião entre Rubio e Vieira ocorre na semana seguinte ao telefonema entre o presidente Lula e o presidente Donald Trump. O encontro desta quinta é visto como mais uma etapa na distensão da relação entre os dois governos.

Segundo Vieira, “prevaleceu uma atitude construtiva” na reunião, marcada por um tom de cooperação e respeito mútuo.

“Mantive uma ótima reunião aqui com o secretário de Estado, Marco Rubio. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós, que durou cerca de 20 minutos — reservado e muito produtivo —, seguido de uma reunião mais ampla, da qual participaram integrantes da equipe do representante comercial da Casa Branca, do Departamento de Estado e da Embaixada do Brasil”, relatou Vieira à imprensa, já de volta à embaixada brasileira em Washington.

O ministro disse ainda que “durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada aos pontos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia e com boa química, o que foi decidido, sobretudo, no telefonema recente entre os presidentes Lula e Trump”, afirmou o ministro.

Vieira disse ainda que a conversa com Rubio marca o início de “um processo auspicioso” para reversão do tarifaço.

“Isso foi um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais. Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano desde julho”, relatou o chanceler brasileiro.

Encontro Lula e Trump

O encontro ocorreu em meio às tratativas para uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

Vieira afirmou que o encontro deve ocorrer “proximamente”, mas sem data nem local definidos.

  • Na foto, mão no ar: Mauro Vieira e Marco Rubio se encontraram em Washington. O chanceler disse ainda que “durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada aos pontos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia e com boa química”. Podem traduzir? Foto: Embaixada do Brasil
  • Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *