Plano de Lula contra tarifaço foca em novos mercados para exportações

12 de agosto de 2025 11:31

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta terça-feira (12/8) que o plano de contingência que está sendo desenhado pelo governo federal para conter os impactos do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevê o estímulo à abertura de novos mercados para exportação. Além disso, o Executivo trabalha em abrir linhas de crédito para empresas de setores afetados pela sobretaxa.

“A ajuda passará por abrir novos mercados para nossos produtos e, também, apoiar com, eventualmente, linhas de financiamento para os setores exportadores”, disse o ministro em entrevista à rádio Alvorada FM, da Bahia.

Entre os países com os quais o Brasil tem dialogado para ampliar a oferta de produtos estão China e Índia — este último também alvo de tarifas de 50% aplicadas pelo governo norte-americano.

“Nós estamos buscando identificar produtos que nós possamos exportar para a China, para a Índia, e que eram exportados para os Estados Unidos. Assim como a Índia, que foi taxada pelos Estados Unidos, está buscando colocar seus produtos no Brasil e em outros países. Estamos conversando. O que eles podem comprar de nós, o que nós podemos comprar deles”, esclareceu o titular da Casa Civil.

Ainda de acordo com Rui, o pacote de medidas em resposta ao tarifaço deve ser anunciado entre esta terça e quarta-feira (13/8). Na segunda (11/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com auxiliares por cerca de duas horas para fazer ajustes na proposta. Outra reunião sobre o tema está prevista para ocorrer nesta terça.

O governo federal estima que 36% das exportações brasileiras serão sobretaxadas em 50% para entrar nos EUA, segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

  • Imagem do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministroda Casa Civil, Rui Costa: pacote de medidas em resposta ao tarifaço está sendo finalizado pelo governo e deve ser anunciado ainda nesta semana. Reprodução.
  • Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *