
Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
6 de setembro de 2025 10:39O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou na sexta-feira, 5, em entrevista exclusiva ao SBT, no Palácio do Planalto, que o julgamento de Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado não tem caráter político. Segundo ele, o ex-presidente é julgado com base nos autos do processo e em delações de generais e tenentes que trabalharam em sua gestão.
Veja a entrevista de Lula no SBT Brasil.
“É um processo eminentemente jurídico, que tem uma conotação política muito forte. Afinal de contas, é um ex-presidente da República, um homem que esteve no poder durante quatro anos, que não governou este país e destruiu muita coisa, que nós passamos dois anos e meio recuperando”, disse Lula em entrevista exclusiva a Cesar Filho.
O presidente também comentou o pedido de anistia apresentado pela defesa de Bolsonaro antes do fim do julgamento. Lula avaliou que a iniciativa revela admissão de culpa por parte do ex-mandatário.
“O cidadão cometeu todas essas barbaridades e, agora, inicia um processo para pedir anistia antes mesmo de ser julgado. Ora, o simples fato de solicitar anistia antecipadamente revela que ele tem consciência de sua culpa. Ao agir assim, está se autoincriminando, porque o papel dele, neste momento, deveria ser provar sua inocência”, afirmou.
Bolsonaro e os demais acusados respondem na Ação Penal 2668 por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, dano qualificado contra patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento do ex-presidente deve ser concluído na próxima sexta-feira (12).
“Que cada macaco fique no seu galho”
Lula afirmou, ainda, que não acredita que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal esteja extrapolando seus limites. Questionado sobre o papel da Corte, Lula transferiu a responsabilidade ao Congresso Nacional.
Segundo o presidente, quando perde uma tese, o Congresso recorre ao STF, contribuindo para a judicialização da política.
“A política está judicializando a própria política. E o Judiciário, por sua vez, está judicializando a política. Ou seja, é preciso que cada macaco fique no seu galho. O Poder Judiciário julgue, o Poder Legislativo legisle e o Poder Executivo execute. Se cada um cumprir a sua função, o país volta à normalidade”, afirmou Lula.
Fraude no INSS: “Nós vamos pegar o mentor e vamos colocar na cadeia”
Lula disse que está empenhado em descobrir quem é o mentor da fraude no INSS e que irá colocá-lo na cadeia.”Todas as pessoas que foram prejudicadas serão ressarcidas dos seus prejuízos”, garantiu.
Lula também insinuou que o ex-presidente Jair Bolsonaro facilitou os crimes ao ‘escancarar’ o acesso de entidades ao benefício.
“Nós ficamos dois anos investigando a fraude na Previdência Social, a fraude do BPC (Benefício de Prestação Continuada), a fraude em outros auxílios de política pública que o governo tem”, afirma Lula, que completa:
“No governo do ex-presidente da República, se você pegar o caso da Previdência Social, ele escancarou — porque, antigamente, para você pegar um benefício, você tinha que provar que era necessário. Se uma entidade viesse cobrar de um aposentado, o aposentado tinha que assinar — o que ele fez, ele escancarou, então as pessoas começaram a tirar proveito desse escancaramento do ex-presidente”
Em abril deste ano, A PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) deflagraram uma operação contra o esquema, revelando um desvio do dinheiro dos aposentados e pensionistas de pelo menos R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, por meio de descontos não autorizados.
Desde então, 1,66 milhão de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos e que aderiram ao acordo de reparação lançado pelo Governo Federal já receberam o dinheiro de volta. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, 98,5% desse público teve o valor depositado diretamente na conta onde recebe o benefício.
Segundo Lula, “todas as pessoas que foram prejudicadas serão ressarcidas de seu prejuízo”.
“Nós já bloqueamos quase 2 bilhões e 800 de dinheiro das quadrilhas que estavam roubando os aposentados e nós vamos pegar o mentor e vamos colocar na cadeia essa gente. Porque, vou te contar uma coisa, o cara roubar já é grave, agora roubar aposentado e utilizar o nome do aposentado sem permitir que ele autorizasse, ou seja, falsificando diretamente pelo computador, não, não é possível”, conclui o presidente.
- Lula comenta julgamento de Bolsonaro: “Quem pede anistia antes, assume culpa”. Foto: Reprodução/SBT Brasil
- Fonte: SBT