
Lula deve retomar conversas sobre metais críticos em reunião com Trump – mas em outros termos
25 de setembro de 2025 15:29O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retomar um projeto negociado com o democrata Joe Biden para a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana que vem. No ano passado, antes do republicano assumir a Casa Branca, o governo brasileiro discutia uma parceria com os Estados Unidos para o desenvolvimento conjunto de metais críticos.
Com a eleição de Trump, e a interrupção do diálogo entre Brasil e Estados Unidos, o projeto não foi adiante. O governo brasileiro, porém, vislumbra agora a possibilidade de ele ser retomado.
O projeto consiste em uma parceria com indústrias americanas para o desenvolvimento de produtos manufaturados como baterias, semicondutores, carros elétricos, painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas.
Ou seja, o Brasil não exportaria aos Estados Unidos metais brutos, como nióbio e lítio, mas bens materiais de maior valor agregado. Eles seriam desenvolvidos por indústrias americanas, que pagariam impostos e gerariam emprego no Brasil.
O interesse pelos metais cruciais brasileiro chegou a ser manifestado, de maneira informal, pelo encarregado de negócios da embaixada americana no Brasil, Gabriel Escobar, com o setor privado brasileiro.
Lula planeja se reunir no próximo fim de semana com integrantes da Esplanada dos Ministérios para se preparar para a conversa com Trump.
A ideia é de que o telefonema seja acompanhado por ministros como Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
- Lula no Palácio da Alvorada: minerais críticos serão tratados como questão de soberania nacional. Foto: Adriano Machado/Reuters
- Fonte: CNN Brasil