COP 30: ‘As obras não são para a COP, são para o povo de Belém’, diz Lula

3 de outubro de 2025 09:35

Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 3, à TV Liberal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou que os investimentos realizados em Belém não se restringem à preparação da COP-30, marcada para 2025, mas fazem parte de um plano de infraestrutura voltado à melhoria da vida dos moradores.

Segundo Lula, a realização da conferência climática foi um estímulo para acelerar obras necessárias na capital, mas o foco principal é a população local. “A gente não pode falar que a gente veio inaugurar obra da COP. A COP é um pretexto para a gente fazer tudo que Belém precisa que seja feito. Estamos fazendo um investimento de praticamente R$ 6 bilhões em Belém. E quando o evento passar, as obras vão ficar. E é o povo que vai tirar proveito das coisas que foram feitas”, afirmou.

Investimentos em saneamento e drenagem

Entre os projetos destacados pelo presidente, está a drenagem de 14 canais, medida que busca reduzir os históricos alagamentos da cidade. Lula ressaltou ainda a conclusão da maior obra de coleta e tratamento de esgoto do Pará, iniciada em 2008, que deverá beneficiar cerca de 350 mil pessoas.

“Estamos fazendo uma obra de coleta de esgoto que começou em 2008. Vamos inaugurar a maior obra de coleta de esgoto do estado do Pará. Isso não é obra para a COP. É para o povo de Belém, para o estado do Pará”, declarou. O presidente explicou que a nova estação de tratamento impedirá que o esgoto continue sendo lançado diretamente nos rios da região. “Agora vai ser coletado, tratado e devolvido ao rio. A natureza e o ser humano.”

Amazônia no centro das atenções

Lula também justificou a escolha da Amazônia como sede da conferência. Ele afirmou que o evento poderia ter sido realizado em cidades mais preparadas em infraestrutura, como São Paulo ou Rio de Janeiro, mas que a decisão política buscou dar visibilidade à região.

“Por que escolhemos a Amazônia? Porque todo mundo fala, mas ninguém conhece a Amazônia. Eu poderia fazer em São Paulo, no Rio de Janeiro, que estão mais preparados. Mas se a gente não tiver um pouco de coragem, a gente não faz o Brasil crescer de forma equânime”, disse.

O presidente elogiou a mobilização dos paraenses para receber visitantes e destacou a hospitalidade local: “O povo do Pará está sendo extraordinário. As pessoas estão saindo das suas casas e alugando as casas para quem quiser vir aqui. Não vai faltar quarto, cama, comida… Eu quero que os gringos venham aqui.”

Cultura, história e legado

Além da relevância ambiental, Lula ressaltou a importância cultural e histórica do Pará e de sua capital. Ele destacou a diversidade cultural, a culinária regional, os rios amazônicos e a trajetória de lutas pela independência do Brasil.

“O que está acontecendo em Belém são obras para melhorar a qualidade de vida do povo dessa cidade, que é muito sofrido”, afirmou o presidente. Para ele, a COP será um marco, mas o verdadeiro legado estará nas melhorias urbanas e sociais permanentes deixadas para a população paraense.

  • Presidente Lula defende COP 30 em Belém:”A COP é um pretexto para a gente fazer tudo que Belém precisa que seja feito.”  Foto: Vinícius Macêdo / TV Liberal/’Bom Dia Pará’
  • Fonte: TV Liberal/Brasil 247

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *