Chantagem política: Trump envia carta a Bolsonaro e volta a pressionar o Brasil: “julgamento precisa parar imediatamente”

17 de julho de 2025 20:09

Talvez apenas com Cuba e Venezuela o governo dos Estados Unidos tenha feito algo semelhante, com a pressão econômica claramente vinculada à chantagem política. No caso do Brasil, pior. Donald Trump não quer a deposição do presidente, ele quer “anistia” a um ex-presidente em julgamento por tentativa de golpe de estado. Uma interferência na soberania política de outro países como há tempos não se via. O presidente norte-americano voltou a pressionar o Brasil e enviou uma carta enviada diretamente a Jair Bolsonaro (PL) – e tornada pública pelas redes socias – dizendo que o aliado é alvo de “ataques” de um “sistema injusto”. É quase inacreditável.

“Este julgamento precisa parar imediatamente”, afirmou via rede social Truth Social, de propriedade do conglomerado econômico de Trump, que fez referência ao inquérito da trama golpista conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O presidente dos EUA tinha enviado uma carta ao presidente Lula no último dia 9 e citou o processo contra Bolsonaro como uma das justificativas para anunciar o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras.

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) também atendeu a um pedido feito por Trump e abriu uma investigação comercial contra o Brasil. O governo Lula discute respostas à guerra comercial lançada pelos EUA.

  • O presidente dos EUA Donaldo Trump mandou carta a Jair Bolsonaro Foto: Alex Brandon/AP
  • Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *