‘Marco para a democracia brasileira’, elogia ‘Guardian’, apoiando a condenação de Bolsonaro. NYT, Clarín e outros jornais pelo mundo também.
13 de setembro de 2025 10:49“Um marco para a democracia brasileira, mas esta luta não acabou”, disse, nesta sexta-feira (12), o jornal britânico The Guardian sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo STF na quinta.
No editorial, o jornal apoiou a condenação de Bolsonaro, afirmando que ele foi sentenciado a “27 anos de prisão por liderar uma conspiração criminosa para anular as eleições de 2022 e ‘aniquilar’ a democracia por meio de um golpe”.
👉🏽Entenda: editorial é o nome dado ao artigo que representa a opinião do veículo de comunicação que o publica.
O texto ainda ressalta que a condenação enviou uma mensagem importante para o mundo: “A necessidade de responsabilizar os líderes que minam as normas democráticas”.
“O Brasil conseguiu sustentar a vontade do povo contra as tramas de um populista que aspirava ao autoritarismo. Essa vitória deve ser defendida, mas também mostra a outros o que é possível.”, publicou o The Guardian.
The New York Times
Mais cedo, o The New York Times também se posicionou sobre a condenação de Jair Bolsonaro. O Brasil teve sucesso onde os Estados Unidos falharam, afirmou o jornal americano.
O artigo de opinião contextualizou a reação de Trump —o republicano se disse surpreso e “muito insatisfeito”— à condenação com as sanções econômicas e a autoridades brasileiras, incluindo ao Alexandre de Moraes, para relembrar que os EUA tentaram subverter o sistema legal do Brasil durante o julgamento.
Depois, concluiu: “Na prática, o governo dos EUA está punindo os brasileiros por fazerem algo que os americanos deveriam ter feito, mas não fizeram: responsabilizar um ex-presidente por tentar reverter uma eleição”.
A fala foi uma referência à invasão ao Capitólio 6 de janeiro em 2021 por apoiadores de Trump —Trump não foi responsabilizado juridicamente pelo incidente e libertou os presos em janeiro, quando retornou à Casa Branca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/r/cDBqg7QiSV6s3qrKSCsQ/design-sem-nome-2025-09-12t104707.941.jpg)
Artigo de opinião do jornal ‘The New York Times’, dos Estados Unidos, faz paralelo entre condenação de Jair Bolsonaro e democracia nos EUA. Foto: Reprodução
Repercussão internacional
- The New York Times: avaliou que a condenação deve intensificar o conflito entre Brasil e Estados Unidos.
- Reuters: destacou que Bolsonaro é o primeiro ex-presidente condenado por atentado à democracia.
- The Guardian: disse que ele pode pegar décadas de prisão por liderar a conspiração.
- Washington Post: ressaltou que defesa do ex-presidente vai recorrer.
- Wall Street Journal: afirmou que a condenação deve inflamar a disputa entre Trump e Lula.
- Bloomberg: destacou que Bolsonaro acusa o STF de perseguição política.
- The Economist: lembrou fala do ex-presidente feita em 2022 e disse que o julgamento mostrou que “ele estava errado”.
- El País: avaliou que o Brasil deu um passo importante contra a impunidade.
- BBC: explicou que o plano golpista culminou nos ataques de 8 de janeiro de 2023.
- Clarín: afirmou que o julgamento de Bolsonaro é “histórico”.
- The Guardian opina sobre condenação de Bolsonaro: “Marco para a democracia brasileira, mas a luta não acabou” . Foto: Reprodução/The Guardian
- Fonte: G1/The Guardian