Piada pronta: Valdemar compara Bolsonaro a Che Guevara: ‘Carisma brutal’.

25 de agosto de 2025 18:36

Não tem bafômetro para declaração de político, mas o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, numa formulação borracha – talvez não saiba mais o que dizer para agradar ao “chefinho”, ou sua mandíbula esteja irremediavelmente cravada às partes baixas do ex-presidente -, fez uma comparação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o líder revolucionário cubano de esquerda Che Guevara. Ambos têm “um carisma brutal”, disse Valdemar, num desrespeito à memória do revolucionário argentino, figura central na Revolução Cubana, e executado na Bolívia, em 1967, por ordem do então presidente René Barrientos. A luta, e, posterior, assassinato de Che, transformou-o em um ícone global da luta revolucionária e da resistência contra o imperialismo. Já o golpista de direita Bolsonaro…

“O Che Guevara tinha um carisma como o do Bolsonaro. E ele é lembrado até hoje”, disse o presidente do PL em entrevista à GloboNews, acrescentando que “daqui a 40 anos” pessoas usarão “camiseta do Bolsonaro”. Valdemar fez a comparação quando comentava o potencial de transferência de votos do ex-presidente. Segundo o líder do PL, o eleitor de Bolsonaro “é fiel”, o que está fazendo com que ele “vire um Che Guevara”.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, comparou o ex-presidente Jair Bolsonaro com Che durante uma fala realizada no Brasil Hoje, evento ocorrido nesta segunda-feira (25/8), em São Paulo. A comparação aconteceu enquanto Valdemar falava do carisma do ex-presidente e reafirmava a posição de perseguição política sofrida por ele.

“Estão transformando o Bolsonaro em um Che Guevara. Quero dizer, não com o que o Che Guevara fez, porque ele era de esquerda, mas no prestígio que ele tinha. Porque ele tinha um carisma tão grande que o Fidel teve que ficar livre dele em Cuba, porque ele atrapalhava a vida do Fidel”, afirmou.

Ainda sobre o assunto, o presidente do PL ainda disse que o carisma de Jair Bolsonaro “não pode ser normal”.

Candidato à presidência em 2026

Questionado sobre uma possível candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República, Valdemar Costa Neto disse que a “única chance é o Trump”.

“A única chance que nós temos é o Trump. Na minha opinião, ele vai continuar com as sanções. É um camarada decidido e quer o Brasil em um caminho bom. Tem preocupação de o Brasil virar um país de esquerda e ele não quer. Vê a pressão que ele já está fazendo contra a Venezuela. Ele não vai abandonar”, contou o cacique de araque.

Ainda de acordo com o presidente do PL, caso Bolsonaro não seja mesmo candidato, o ex-presidente é quem indicará os nomes que vão compor a chapa da direita para a disputa do Palácio do Planalto. “Será uma escolha pessoal dele”, afirmou. Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Elogios a Tarcísio

Valdemar fez elogios ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tido como o favorito para representar a direita na disputa contra o PT pela Presidência. Disse, ainda, que Tarcísio e outros governadores são aliados.

Ainda sobre Tarcísio, Valdemar afirmou que o governador avisou, durante jantar em Brasília na última semana, que ele irá para o PL caso seja o escolhido de Bolsonaro. “Falou na frente de cinco governadores”, relatou.

Valdemar participou do seminário Brasil Hoje, organizado pelo grupo empresarial Esfera na capital paulista. O presidente do PL participou de um painel ao lado dos presidentes do PSD, Gilberto Kassab; do MDB, Baleia Rossi; do Podemos, Renata Abreu; e do União Brasil, Antonio Rueda.

  • Imagem gerada em IA
  • Fonte: UOL/Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *