Trump chama ataque de Israel ao Irã de “excelente”: “Demos a eles uma chance e eles não a aproveitaram. E há mais por vir. Muito mais”, disse

13 de junho de 2025 16:50

Embora o presidente norte-americano, e seu staff, digam que não tem nenhuma participação na operação israelense contra o Irã, que bombardeou Teerã e matou generais e nomes-chave do programa nuclear iraniano, num suposto ataque para minar instalações nucleares, Donald Trump disse nesta sexta-feira que o ataque israelense ao Irã foi “excelente” e alertou que há muito mais por vir, de acordo com uma entrevista à ABC News.

“Acho que foi excelente. Demos a eles uma chance e eles não a aproveitaram. Eles foram atingidos com força, muita força…E há mais por vir. Muito mais”, disse Trump, citado por um repórter da ABC no X. Trump falou, sem gravar, com o jornalista Jonathan Karl, correspondente-chefe da emissora em Washington, que relatou, no ar, a belicosa declaração de Trump. Perguntado, diante disso, se o governo norte-americano não tinha mesmo participação no ataque, Trump, dessa vez foi evasivo. “Não quero comentar isso.”

Jonathan Karl, correspondente da ABC em Washington, após falar com Trump, comentou: “É difícil imaginar que os EUA não sabiam do ataque”. Reprodução do site da ABC.

Irã lança ‘Operação Verdadeira Promessa 3’ em retaliação a Israel; bases militares são atingidas

Nessa sexta-feira 13 – opa! – , o Irã iniciou uma ofensiva de grande escala contra Israel, lançando centenas de mísseis balísticos em retaliação aos ataques israelenses. A agência estatal iraniana IRNA relatou que a operação, denominada “Verdadeira Promessa 3”, teve como alvo dezenas de instalações militares israelenses, incluindo centros de comando e bases aéreas.

Mísseis lançados do Irã são vistos de Jerusalém, nessa sexta. Foto: AP. Publicado no site do The Telegraph.

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) confirmou que a ofensiva visou “dezenas de alvos” em Israel, incluindo bases militares e centros de comando. Explosões foram registradas em Tel Aviv, e sirenes de ataque aéreo soaram em várias cidades israelenses, levando a população a buscar abrigo. Embora os sistemas de defesa aérea de Israel tenham interceptado a maioria dos projéteis, alguns mísseis conseguiram atingir seus alvos, causando danos materiais e ferimentos leves em Tel Aviv. 

A ofensiva iraniana ocorre após a operação militar israelense “Leão em Ascensão”, que bombardeou mais de 100 alvos no Irã, incluindo instalações nucleares e centros de comando. Entre os mortos estavam o comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, o chefe de estado-maior Mohammad Bagheri e os cientistas nucleares Fereydoon Abbasi e Mohammad Mehdi Tehranchi.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou que Israel “cometeu um grande crime” e prometeu uma resposta severa. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o país exerceu seu direito à autodefesa, conforme previsto no Artigo 51 da Carta da ONU.

Imagem de Trump na Casa Branca. Foto: Carlos Barria/Reuters
Fonte. Brasil 247, com ABC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *