Irã ataca base dos EUA no Catar em retaliação ao bombardeio de usinas nucleares. Doha promete retaliar.

23 de junho de 2025 14:57

Explosões foram registradas nos arredores de Doha, capital do Catar, após o lançamento de mísseis pelo Irã contra instalações militares dos Estados Unidos. A informação foi publicada originalmente pelo site Axios, que ouviu autoridades ocidentais sobre o episódio.

De acordo com essas fontes, o Irã disparou ao menos seis mísseis direcionados a uma base americana localizada no território catariano. Os alvos teriam sido instalações em Al-Udeid, nos arredores de Doha, que abriga o quartel-general do Comando Central das Forças Armadas dos EUA (CENTCOM), onde também atuam, em regime de rodízio, tropas do Reino Unido. Os EUA têm uma força considerável no Oriente Médio, com quase 40.000 soldados na região.

Autoridades já haviam alertado sobre uma “ameaça crível” à base, que representa uma das principais estruturas militares norte-americanas na região do Golfo Pérsico. Imagens de satélite recentes apontam que diversas aeronaves estacionadas no local foram removidas nas últimas semanas — uma possível medida preventiva diante do agravamento das tensões.

O ataque acontece em meio a movimentações políticas nos Estados Unidos. Segundo o Axios, autoridades do governo do presidente Donald Trump estão reunidas em Washington, D.C., diante da escalada no conflito com Teerã.

Catar ameaça responder diretamente a ataque iraniano contra base militar dos EUA em Doha

Traços são vistos no céu após Forças Armadas do Irã afirmarem que atacarem base militar norte-americana de Al Udeid, localizada em Doha, no Catar. Foto: Stringe/Reuters

O governo do Catar anunciou nesta segunda-feira (23) que se reserva o direito de reagir ao ataque com mísseis lançado pelo Irã contra a base militar americana de Al Udeid, localizada nos arredores da capital Doha.  A ofensiva iraniana ocorreu em retaliação aos bombardeios dos Estados Unidos contra instalações nucleares no território iraniano.

Segundo a CNN, o Ministério da Defesa do Catar afirmou em nota que as forças de defesa aérea do país conseguiram interceptar “com sucesso” os projéteis disparados em direção à base aérea que abriga forças dos EUA e da coalizão internacional. A pasta destacou que não houve registro de mortos nem de feridos após a ação, considerada por Doha como uma violação grave de sua soberania.

Fontes ouvidas pela CNN, com conhecimento direto da situação, informaram que funcionários das embaixadas dos Estados Unidos no Catar e no Bahrein foram colocados em estado de alerta máximo, adotando o protocolo de “abaixar e se proteger”, diante da ameaça iminente representada pelos mísseis iranianos, que também foram direcionados ao Iraque. A medida de precaução é adotada quando há indícios concretos de perigo imediato, segundo explicaram as fontes à emissora americana.

Imagem de um míssil do Irã. Foto: Reuters.

Fonte: Brasil 247, com CNN e agências internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *