
Federação Internacional de Jornalistas condena ataque de Israel à emissora estatal iraniana IRIB, em Teerã
18 de junho de 2025 09:03A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou o ataque de Israel ao prédio da emissora estatal do Irã IRIB e pediu que todas as partes envolvidas no conflito evitem ataques a jornalistas e instalações de imprensa. Veja o vídeo do momento do ataque, interrompendo uma transmissão ao vivo.
Na segunda-feira, a IRIB informou que sua sede havia sido atingida por forças israelenses. O edifício teria sido alvo de pelo menos quatro bombardeios. Ao menos três funcionários da emissora morreram em decorrência do ataque.
Nesse vídeo, imagens do prédio em chamas após o ataque israelense.
“A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) deplora o ataque deliberado de Israel à emissora estatal do Irã e condena o assassinato intencional de profissionais da mídia. A Federação exorta as partes em guerra a se absterem de atacar jornalistas e instalações da imprensa”, afirmou a organização em comunicado divulgado nesta terça-feira (17).
O secretário-geral da FIJ, Anthony Bellanger, observou que as declarações de Israel, que classificam a linha editorial da emissora como hostil, não justificam os ataques. Ele acrescentou ainda que “os responsáveis por crimes contra jornalistas devem ser levados a tribunais criminais internacionais”.
Na imagem, cenário dos destroços do ataque israelense à mídia iraniana. Foto: Reprodução TV iraniana
Fonte: Brasil 247/Sputinik e vídeos do portal Poder 360.