Governo do DF pede a Moraes para avaliar se Bolsonaro tem condições de ficar na Papuda

5 de novembro de 2025 09:22

O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), solicitou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PLpasse por avaliação médica para verificar “compatibilidade” de cumprir eventual prisão no Complexo Penitenciário da Papuda.

“Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico e a sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponibilizados nos estabelecimentos prisionais desta Capital da República”, diz o documento.

O ofício foi encaminhado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STFAlexandre de Moraes e é assinado pelo secretário da Seape, Wenderson Souza e Teles.

O pedido é justificado pela proximidade do julgamento dos recursos da ação pena da trama golpista e a possibilidade de um ou mais réus serem recolhidos no sistema penitenciário do DF.

No documento, Teles também ressalta a condição médica de Bolsonaro e as cirurgias abdominais realizadas pelo ex-presidente nos últimos meses.

“Salienta-se que é sabido que o réu já fora submetido a cirurgias na região abdominal, conforme amplamente noticiado em fontes abertas. […] Registra-se, ainda, que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, completa o texto.

Como é a Papuda

Complexo Penitenciário da Papuda, no DF. Foto: TV Globo

O Complexo Penitenciário da Papuda é formado por cinco unidades prisionais, incluindo presídios de segurança máxima.

Entre eles, há o Centro de Detenção Provisória (CDP) com capacidade para 1,6 mil internos que aguardam a sentença.

Entre as instalações do CDP, há uma ala específica para abrigar presos considerados vulneráveis – políticos, idosos e policiais (ou ex-policiais) – que correriam maior risco de represália, extorsão ou ameaça.

O local, na ala B do bloco 5, tem celas de 30 m², camas do tipo beliche, chuveiro e vaso sanitário.

Os internos têm direito a quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno) e duas horas de banho de sol.

  • O ex-presidente Jair Bolsonaro em registro de 11 de setembro de 2025, em frente à casa onde cumpre prisão domiciliar, em Brasí­lia. Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
  • Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *