
Fato ou fake?: Trump, o anti-Cristo, anuncia cessar-fogo “completo e total” entre Irã e Israel. Quem acredita?
23 de junho de 2025 21:49O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) um cessar-fogo “completo e total” entre Israel e Irã.
Segundo Trump, o cessar-fogo começará “em aproximadamente seis horas a partir de agora”, após cada país ter “reduzido” suas operações militares.
O anúncio de Trump menciona um “desenrolar periódico” das hostilidades, mas diz que “ao completar 24 horas” a guerra terminará oficialmente.
“Partindo do princípio de que tudo funcionará como deve, o que acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países”, escreveu Trump, que chamou o conflito de “A Guerra dos 12 Dias”.
“Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca vai durar!”, disse o presidente dos EUA.
Israel e Irã ainda não confirmaram o cessar-fogo. De acordo com a Reuters, uma alta autoridade iraniana teria confirmado a concordância de Teerã com os termos apresentados pelos EUA e mediado pelo Catar.
O presidente afirmou à NBC News que espera que o cessar-fogo entre Israel e Irã dure “para sempre”.
“Acho que o cessar-fogo é ilimitado. Vai durar para sempre”, disse ele à emissora.

Ataque “telegrafado”
Mais cedo, Trump agradeceu ao Irã por ter avisado os Estados Unidos sobre o ataque de mísseis à base americana de Al Udeid, no Catar. O aviso, escreveu ele nas redes sociais, “possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”.
As forças armadas do Irã afirmaram, por meio da mídia estatal, que um “ataque de mísseis poderoso e destrutivo” atingiu a base, que abriga cerca de 10 mil soldados.
Os contratos futuros de petróleo e os futuros dos principais índices de Nova York reagiam em direções opostas após o anúncio de cessar-fogo entre Israel e Irã, feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (23).
Os futuros de Nova York operam em leve alta, com o Dow Jones subindo 0,37%, o S&P 500 avançando 0,44% e o Nasdaq Futuro registrando alta de 0,61%. Os índices já haviam encerrado o dia em território positivo, mesmo após a entrada dos EUA no conflito e o lançamento de mísseis pelo Irã contra uma base aérea americana no Catar.
Imagem gerada por IA.
Fonte: G1, CNN e agências internacionais