Rússia acusa EUA de usar tarifas como “arma neocolonial” contra Sul Global e defende fortalecimento do BRICS frente à “perda de hegemonia” dos EUA

5 de agosto de 2025 12:19

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou duramente nesta segunda-feira (4) o que classificou como uma escalada tarifária por parte dos Estados Unidos contra países do Sul Global. Para ela, a ofensiva tarifária promovida por Washington compromete a soberania das nações atingidas e representa mais um capítulo da tentativa norte-americana de manter sua influência diante da ascensão de uma nova ordem mundial multipolar.

“As sanções e restrições são uma realidade lamentável da etapa histórica atual, que afeta ao mundo inteiro”, afirmou Zakharova, em resposta a questionamentos sobre as recentes medidas dos EUA contra aliados da política externa russa, de acordo com a RT. Ainda segundo a diplomata, o governo estadunidense resiste à “perda de hegemonia” e recorre a estratégias de “políticas neocoloniais” para punir países que se recusam a seguir sua orientação no cenário internacional.

Zakharova também denunciou o abandono dos princípios do livre comércio por parte das potências ocidentais, afirmando que o protecionismo tem sido usado como ferramenta política. “Contrariando os princípios básicos do livre comércio, que os próprios países ocidentais promoveram em seu tempo, há um protecionismo politicamente motivado e um aumento voluntarista das barreiras tarifárias”, criticou.

Segundo ela, tais medidas atingem diretamente “um de nossos principais parceiros na ALBA – o Brasil”, citado como exemplo de país vítima dessa postura por parte de Washington. A diplomata alertou ainda para os riscos econômicos globais causados pela política tarifária dos EUA. As tarifas unilaterais, segundo Zakharova, “não apenas constituem uma ameaça à soberania nacional dos Estados afetados, mas também poderiam causar um duro golpe ao crescimento da economia global, provocar sua fragmentação e afetar cadeias de fornecimento”.

Apesar das críticas, Zakharova declarou que a Rússia não pretende se isolar. Pelo contrário, ela reafirmou a disposição do país em ampliar a cooperação com aliados no Sul Global, especialmente dentro do BRICS. “No entanto, acreditamos que nenhuma guerra tarifária ou sanção pode impedir o curso natural da história. Contamos com um grande número de parceiros […] e aliados que compartilham essa abordagem entre os países do Sul Global e, em primeiro lugar, o BRICS”, disse.

Ainda segundo a reportagem, a porta-voz ressaltou que a Rússia está pronta para “aumentar a cooperação com eles a fim de resistir à pressão ilegal de sanções unilaterais e formar uma ordem mundial verdadeiramente multilateral, justa e igualitária”.

  • Imagem de Maria Zakharova, porta-voz da Chancelaria russa. Foto: Chancelaria russa.
  • Fonte: Brasil 247/Sputinik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *