O alvo da vez é o Canadá: Trump vira uma arará com país vizinho reproduzindo discurso de Reagan defendendo o comércio livre

24 de outubro de 2025 07:03

No fim da noite de quinta-feira, 23, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a suspensão de todas as negociações comerciais com o Canadá, irritado com um anúncio de TV veiculado pelo governo da província canadense de Ontário. A peça reproduz um trecho, com imagens, de um pronunciamento feito em 1987 pelo então presidente Ronald Reagan, um dos maiores ícones republicanos, dizendo que tarifas comerciais “prejudicam todos os trabalhadores e consumidores americanos”. Embora Trump tenha dito em sua rede Truth Social que a imagem era uma “propaganda fraudulenta”, ele mentiu. “Com base em seu comportamento flagrante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS”, escreveu Trump no Truth Social. Trump mente. O vídeo é verdadeiro e você poderá assistir Reagan  utilizar falando negativamente sobre tarifas e defendendo o livre comércio.

Assista aqui a íntegra do pronunciamento.

A Fundação Presidencial Ronald Reagan emitiu um comunicado na noite de quinta-feira afirmando que o anúncio do governo de Ontário estava “usando áudio e vídeo seletivos” de Reagan e que a fundação estava revisando suas opções legais. “O anúncio deturpa o Discurso Presidencial de Rádio (de Reagan, em 1987), e o Governo de Ontário não solicitou nem recebeu permissão para usar e editar os comentários”, afirmou a fundação em seu comunicado. Certamente foi pressionada por Trump. Mas contra fatos – e imagens REAIS – não há argumentos, é só assistir – em inglês, não há legendas – e ver que a lógica de Reagan não era a de Trump, que usa tarifaços pelo mundo todo para fazer chantagens comerciais e políticas.

Trump impôs tarifas sobre aço, alumínio e automóveis canadenses no início deste ano, levando Ottawa a responder da mesma forma. Os dois lados estão em negociações há semanas sobre um possível acordo para os setores de aço e alumínio. O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse no início desta semana que o anúncio de sua província com mensagens anti tarifárias chamou a atenção de Trump.

O video mostra claramente Reagan criticando tarifas sobre produtos estrangeiros, enquanto dizia que elas causavam perdas de empregos e guerras comerciais. “Ouvi dizer que o presidente ouviu nosso anúncio. Tenho certeza de que ele não ficou muito feliz”, disse Ford na terça-feira, 21.

O governo canadense não comentou de imediato. Trump tem usado tarifas como alavanca contra muitos países ao redor do mundo. A guerra comercial de Trump elevou as tarifas dos EUA aos seus níveis mais altos desde a década de 1930, e ele tem ameaçado regularmente impor mais tarifas, gerando preocupações entre empresas e economistas.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse a repórteres na quinta-feira que o Canadá não permitirá o acesso injusto dos EUA aos seus mercados se as negociações sobre vários acordos comerciais com Washington fracassarem.

  • Imagem de um vídeo reproduzido por TV em Ontário, no Canadá, recuperando um discurso par rádios do então presidente Ronald Reagan – ícone republicano – , defendendo o comércio livre e justo. Em 25 de abril de 1987. Reprodução.
  • Fonte: CNN Brasil/Canal Meio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *