Conversas entre Putin e Trump começam no Alaska; encontro pode durar pelo menos seis horas

15 de agosto de 2025 18:16

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciaram negociações no Alaska, informou nesta sexta-feira (15) um correspondente da agência RIA Novosti. O objetivo é discutir um cessar-fogo para a guerra na Ucrânia.

O encontro começou em formato restrito e acontece na Base Militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage.

Representantes das delegações devem se juntar aos líderes posteriormente. As conversas ampliadas deverão continuar no formato de um café da manhã de trabalho, após o qual Putin e Trump se dirigirão à imprensa para apresentar o resumo dos resultados da cúpula.

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que as conversas entre o Putin e Trump podem durar pelo menos de 6 a 7 horas.

Putin se tornou o primeiro líder russo a visitar o Alaska.

Mais cedo, o Air Force One, que transporta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pousou na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, antes do encontro.

Reino Unido diz estar de ‘prontidão’ para enviar tropas à Ucrânia após eventual cessar-fogo

Ministro da Defesa do Reino Unido, John Healey: pronto para deslocar tropas para a Ucrânia caso a Rússia aceite um cessar-fogo. Foto: Reuters.

O ministro da Defesa do Reino Unido, John Healey, afirmou que o país está preparado para deslocar tropas para a Ucrânia caso a Rússia aceite um cessar-fogo após a cúpula do Alasca. As declarações foram dadas à BBC News, horas antes do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo Healey, a presença militar britânica teria dois objetivos principais. “Estamos prontos para colocar tropas do Reino Unido em solo ucraniano, em parte para tranquilizar os ucranianos”, afirmou. “Mas também em parte para garantir céus seguros, mares seguros e para fortalecer as forças ucranianas”, acrescentou.

A manifestação do ministro ocorre após Reino Unido, França e Alemanha anunciarem, na quarta-feira (13), disposição para exercer um “papel ativo” na segurança da Ucrânia assim que as hostilidades chegarem ao fim.

Healey expressou ainda a expectativa de que a reunião entre Trump e Putin possa representar um avanço diplomático. “Espero que a cúpula no Alaska seja o primeiro passo para negociações sérias”, disse. “Hoje é um dia em que todos os olhos estão voltados para Putin. Ele está falando sério sobre o que diz?”, questionou. 

  • Trump e Putin se cumprimentam em Anchorage, Alaska. Foto: Kevin Lamarque/Reuters
  • Fonte: Brasil 247/agência RIA Novosti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *