Brasil tem 10 suspeitas de gripe aviária; há 4 casos confirmados

7 de junho de 2025 14:46

O Ministério da Agricultura e Pecuária atualizou, às 19h desta 6ª feira (6.jun.2025), o número de casos em investigação para gripe aviária no Brasil. São 10 casos suspeitos da doença. Há 4 casos confirmados.

As exportações de frango do Brasil caíram 12,9% em maio, em relação ao mesmo mês de 2024, depois da confirmação do 1º foco da doença, em uma granja comercial, em Montenegro (RS). Foram enviadas ao exterior 393,4 mil toneladas. Os dados foram divulgados na 5ª feira (5) pela Secretaria de Comércio Exterior do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Eis a íntegra da apresentação, clicando aqui.

Eis a situação dos casos de gripe aviária no Brasil, de acordo com a última atualização: casos confirmados (foco da doença) em:

Montenegro (RS) – aves em propriedade comercial (em período de vazio sanitário até 18 de junho);

Sapucaia do Sul (RS) – aves de um zoológico; Mateus Leme (MG) – aves silvestres de um sítio;

Brasília – aves silvestres num zoológico.

casos suspeitos em:

Castanhal (PA) – ave de criação doméstica; Itaituba (PA) – ave de criação doméstica; Lábrea (AM) – ave de criação doméstica;

Campinápolis (MT) – ave de criação doméstica; Novo Cruzeiro (MG) – ave de criação doméstica;

Belo Horizonte (MG) – ave de criação doméstica;

Santo Antônio do Monte (MG) – ave de criação doméstica; Florestal (MG) – ave silvestre;

Florestal (MG) – ave silvestre; Alegre (ES) – ave de criação doméstica;

Angra dos Reis (RJ) – ave silvestre.

MERCADOS FECHADOS – A confirmação do caso no Rio Grande do Sul levou 42 mercados a suspenderem a importação de carne de frango brasileira em algum nível:

21 mercados com suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão;

17 mercados com suspensão restrita ao Estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Kuwait, Reino Unido, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia; e…

4 mercados com suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.

Foto: Reprodução

Fonte: Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *