Trump diz que os EUA foram feitos para um sistema bipartidário e chama de “ridícula” iniciativa de Elon Musk de criar um novo partido

7 de julho de 2025 09:07

Em mais um capítulo da crescente disputa política entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk, o republicano classificou neste domingo (6) como “ridícula” a iniciativa do empresário de fundar um novo partido político no país, o America Party, informa a Reuters.

Ao ser questionado por jornalistas antes de embarcar no Air Force One em Morristown, Nova Jersey, Trump ironizou a ideia de Musk de criar o chamado America Party, anunciado oficialmente no sábado. “Acho ridículo criar um terceiro partido. Temos um sucesso tremendo com o Partido Republicano. Os democratas perderam o rumo, mas sempre foi um sistema bipartidário, e acho que criar um terceiro partido só aumenta a confusão”, disse o presidente, acrescentando: “Parece mesmo ter sido desenvolvido para duas partes. Terceiros nunca funcionaram, então ele pode se divertir com isso, mas acho ridículo.”

As críticas de Trump não pararam por aí. Pouco depois, o presidente voltou a atacar Musk em sua rede social Truth Social, afirmando: “Estou triste em ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, essencialmente se tornando um DESASTRE nas últimas cinco semanas.”

A tensão entre Trump e Musk se intensificou após o anúncio do bilionário sobre a criação de um novo partido – pelo qual certamente concorreria à Casa Branca – , motivado pelo projeto de lei sancionado por Trump na sexta-feira. O pacote legislativo, apelidado de “projeto de lei grande e bonito”, prevê cortes de impostos e gastos públicos, mas, segundo Musk, pode levar o país à falência.

Pelas redes sociais, Musk criticou duramente a medida. “Qual era o propósito do @DOGE se ele só ia aumentar a dívida em US$ 5 trilhões?”, escreveu o empresário no X (antigo Twitter), fazendo referência à agência governamental de redução de pessoal que ele comandou brevemente. Segundo críticos, o projeto de Trump deve elevar consideravelmente o déficit orçamentário federal.

Musk afirmou ainda que o novo partido irá trabalhar, nas eleições legislativas do próximo ano, para destituir parlamentares republicanos que apoiaram o polêmico projeto.

A deterioração da relação entre Trump e Musk representa uma reviravolta na política norte-americana. Até pouco tempo, os dois eram aliados. Musk gastou milhões de dólares financiando a campanha de reeleição de Trump em 2024 e, durante boa parte do mandato, era presença constante ao lado do presidente em eventos públicos e no Salão Oval da Casa Branca – como na foto de capa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e Elon Musk, quando ainda eram aliadosm participam de uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, DC, EUA. Foto: Nathan Howard/Reuters

Fonte: 247/Reuters/BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *