
Lavrov rebate Trump: “ninguém sabe quando e por que alguém é punido pelos EUA”
7 de julho de 2025 17:27Durante a 17ª cúpula anual do BRICS, realizada no Rio de Janeiro, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, criticou as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusou o bloco de adotar políticas “antiamericanas”. A fala de Lavrov foi feita durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (7), segundo reportagem da RT.
Em tom firme, Lavrov classificou como infundadas as acusações de Trump, que ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% sobre qualquer país que se alinhe ao BRICS. O presidente norte-americano afirmou que o grupo promove uma agenda contrária aos interesses dos Estados Unidos.
Em resposta, o chanceler russo declarou: “Ninguém sabe quando e por que alguém acaba sendo punido. Mesmo aqueles considerados aliados dos EUA não podem se sentir seguros”.
Para Lavrov, essas ameaças são mais uma evidência do colapso da ordem mundial unipolar liderada pelos Estados Unidos. “Mesmo aqueles considerados aliados dos EUA não podem se sentir seguros”, afirmou.
O diplomata russo destacou que o BRICS não foi criado para se opor a nenhum país, mas sim para promover uma ordem internacional baseada em princípios de igualdade, soberania e respeito mútuo. Ele também reiterou que as ações de Trump refletem uma política externa imprevisível e punitiva, usada como mecanismo de coerção, inclusive contra nações aliadas de Washington.
O chanceler russo, Sergei Lavrov (Rússia), durante abertura da plenária Meio ambiente, COP 30 e saúde global, no BRICS, no Rio. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil.
Fonte: Brasil 247, com agências internacionais