Morre a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos

2 de maio de 2025 11:55

Morreu nesta quinta-feira (1°) a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A artista, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, estava internada  há nove meses na Clínica São José, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Ela deu entrada no hospital com quadro de arritmia cardíaca. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Nesta terça-feira (29), aniversário de 84 anos da cantora, Caymmi havia sofrido uma overdose de opioides, segundo informou seu irmão, o também músico Danilo Caymmi, ao jornal O Globo. Apesar da gravidade do episódio, Danilo afirmou que o estado de saúde dela era estável e estava lúcida.

Internada há nove meses

Nana foi internada em agosto do ano passado após apresentar um quadro de arritmia cardíaca. Desde então, passou por diversos procedimentos médicos, incluindo um cateterismo e uma traqueostomia. Nesta terça-feira, dia de seu aniversário, ela recebeu reposição de glicose e teve sua medicação ajustada pela equipe médica.

Apesar das limitações físicas, a data foi marcada por afeto. Os sobrinhos Gabriel e Alice Caymmi, filhos de Danilo, visitaram a tia no hospital.

“Ela passou o aniversário com o afeto dessas pessoas”, disse Danilo.

A família também tem tomado cuidado com as informações que chegam até Nana, em respeito à sua sensibilidade emocional:

“A gente blinda ela de certas notícias, pelo fato de ser uma pessoa artística e pela sensibilidade dela. Ela é muito suscetível a notícias sobre a morte de amigos e coisas assim.”

Filha de Dorival Caymmi e um dos grandes nomes da música brasileira, Nana Caymmi tem uma carreira marcada por sua voz poderosa e interpretações emocionantes. Ícone da MPB, ela segue internada sob cuidados intensivos, cercada pelo carinho dos familiares, enquanto a equipe médica monitora sua recuperação.

Trajetória

Nana Caymmi nasceu no dia 29 de abril de 1941 no Rio de Janeiro e foi criada em um ambiente cerca por música. Seu pai, Dorival Caymmi, foi um dos maiores artistas brasileiros. 

Em 1960, Nana iniciou sua carreira artística quando gravou a faixa Acalanto (Dorival Caymmi), no LP do pai, uma canção de ninar feita por ele para a filha. Em abril do mesmo ano, assinou contrato com a TV Tupi e passou a se apresentar no programa Sucessos Musicais. Mais tarde, começou a apresentar o programa  A Canção de Nana, ao lado de seu irmão Dori.

Três anos mais tarde, em 1963, lançou seu primeiro disco intitulado Nana. A partir dali, se destacou entre as principais vozes da música brasileira e gravou com diversos artistas como Gilberto Gil, com quem foi casada, Caetano Veloso, Tuca, Toquinho e Maria Bethânia. 

Foto: Divulgação

Fonte: Revista Forum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *