
Pronunciamento nacional: Lula defenderá o país contra tarifaço de Trump em cadeia nacional de rádio e TV
10 de julho de 2025 14:11O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento, em cadeia nacional, para responder o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a decisão de taxar os produtos brasileiros em 50%, que envolve, claramente, mais razões políticas, com o mandatário norte-americano numa ensandecida, e absolutamente inédita, defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por golpe de estado e inelegível. A data da trabnsmissão ainda está sob avaliação, mas será entre esta quinta (10) e sexta-feira (11). O secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, Sidônio Palmeira, está fechando os últimos detalhes da fala com o presidente Lula.
Fontes no Planalto afirmam que o tom não deverá fugir à nota publicada por Lula em resposta a Trump. No comunicado oficial, o presidente defendeu a soberania brasileira e a aplicação de medidas recíprocas aos Estados Unidos. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou o presidente em publicação nas redes sociais.
Lula disse ainda que o processo judicial sobre suposto plano de golpe de Estado, no qual Jair Bolsonaro (PL) é réu, é de competência “apenas da Justiça brasileira” e, portanto, “não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.
Lula também rebateu a declaração de Donald Trump sobre a relação comercial entre Brasil e EUA ser “injusta”. Estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit dos EUA no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos.
- Foto: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à esquerda, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à direita. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil, e Andrew Harnik/Getty Images.
- Fonte: CNN