TERÇAS COM JONES

24 de novembro de 2020 16:40 | Publicado por Leandro Fortes

A partir de hoje, dia 24 de novembro, vou iniciar uma parceria com Jones Manoel, todas as terças-feiras, na Live das 5 do Diário do Centro do Mundo.

Aos 30 anos, historiador, mestre em Serviço Social e educador popular, Jones é um dos mais respeitados pensadores marxistas do País e um dos responsáveis pelo ressurgimento dos debates sobre socialismo e comunismo, no Brasil, depois do fim melancólico das experiências socialistas, nos anos 1990 do século XX.

De quebra, Jones Manoel, moço pobre da periferia de Recife e militante do PCB (isso mesmo, o velho Partidão), popularizou as discussões sobre a revolução brasileira a partir do uso competente das ferramentas da internet, notadamente o YouTube, onde veicula uma série de vídeos explicativos sobre temas caros ao marxismo e ao pensamento político brasileiro.

Junto com outros jovens youtubers, ele tem provocado uma agitação muita bem vinda no ambiente cercado de mofo e academicismo da esquerda brasileira. Em 2020, entrou no cenário nacional como um furacão ao ser entrevistado por Caetano Veloso, fã confesso do jovem comunista pernambucano, a quem atribuiu, em entrevista ao jornalista Pedro Bial, o fato de ter deixado de ser um liberaloide sem lenço nem documento, depois de ler livros do filósofo marxista Domenico Losurdo – este, aliás, um pensador italiano que entrou para a agenda intelectual brasileira, definitivamente, pelas mãos e pelos vídeos de Jones.

Bem vindo, camarada!

Tag: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *