33 dos 34 brasileiros entram em lista de estrangeiros que deixarão Gaza nesta sexta

10 de novembro de 2023 09:43 | Publicado por Leandro Fortes

Após intensas negociações, os brasileiros e seus familiares em Gaza agora fazem parte da lista autorizada para deixar a região. No Brasil, o governo está organizando a logística para recebê-los, com a previsão de chegada neste final de semana.

Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas Jamila Ewaida, a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos, não havia recebido a autorização para deixar a Faixa de Gaza.

Agora, Jamila recebeu autorização para deixar o território palestino, de acordo com fontes do Itamaraty, que também afirmaram que a exclusão da idosa pode ter sido um “mero erro” e que “gestões e pedidos” para incluí-la estavam sendo feitos. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

A chegada do grupo está prevista para a Base Aérea de Brasília, seguindo o padrão de repatriados de Israel e da Cisjordânia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá recebê-los no aeroporto, conforme informado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Na capital federal, as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos do governo brasileiro estarão disponíveis para atender os brasileiros e seus familiares. O governo federal irá oferecer abrigo, documentação e alimentação para os brasileiros em Gaza quando forem repatriados. Haverá ainda a presença de médicos, psicólogos e um posto de imunização para fazer o atendimento imediato.

O Itamaraty informou que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde às 7h da manhã (horário local – 2h no horário de Brasília), à espera dos “trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”. Com a saída do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a chegada está prevista para o Brasil somente no domingo (12).

https://x.com/tulio_amancio/status/1722788328259379693?s=20

Reprodução / Diário do Centro do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *