
Vice de Milei chama prisão de presidentes eleitos de ”perturbadora”. Para o futuro deles, talvez.
12 de setembro de 2025 10:30Em uma publicação na rede social X nesta sexta-feira (12), a vice-presidente da Argentina, Victoria Villarruel, afirmou que é “perturbador” que presidentes eleitos democraticamente na América (Latina) sejam presos. O presidente argentino, Javier Milei, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Escolhida por Javier Milei para ser sua número dois na chapa eleitoral, a argentina Victoria Villarruel esteve sob os holofotes nas últimas semanas por ter se tornado alvo de críticas de integrantes do governo argentino e do próprio presidente, que referiu-se a ela em um discurso como “ignorante traidora”.
Rosto importante na corrida eleitoral para a captação do eleitorado conservador, Villarruel passou a ser mal vista entre os seguidores de Milei após uma sessão legislativa resultar no aumento das aposentadorias da Argentina.
A Casa Rosada defendia que a vice – que também cumpre o papel de presidente do Senado – não permitisse a realização da sessão. Para o gabinete de Milei, os aumentos aprovados pelo Senado atentam contra a política de superávit fiscal defendida a ferro e fogo pela atual administração. A vice argentina, no entanto, disse estar cumprindo sua função institucional ao presidir a sessão.
Duramente repreendida pelos libertários, a vice decidiu expor o racha com Milei, queixando-se que o presidente não fala com ela, defendendo que se há equilíbrio fiscal, o aumento das aposentadorias e de benefícios para pessoas com deficiência – cujo aumento também foi aprovado – não deveria ser um problema.
- Victoria Villarruel, vice-presidente da Argentina, com Javier Milei, presidente da Argentina. Foto: Senado da Argentina
- Fonte: CNN Brasil