Apagão na nuvem da Amazon derruba aplicativos e serviços ao redor do mundo; empresa diz ver sinais de recuperação na rede

20 de outubro de 2025 08:15

A unidade de serviços de nuvem da Amazon, a AWS, sofreu uma pane na manhã desta segunda-feira (20), o que causou um apagão em muitas empresas ao redor do mundo.

Entre as plataformas afetadas estão o próprio site da Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo.

A AWS afirmou por volta das 7h (no horário de Brasília) observou sinais de recuperação na sua rede. Segundo a AWS, mais de 500 empresas com seus serviços hospedados na nuvem da Amazon foram impactadas pelo apagão, que afetou milhões de pessoas ao redor do mundo, incluindo o Brasil. As falhas atingiram também o streaming Prime Video, a startup de inteligência artificial Perplexity e o jogo Fortnite.

A empresa havia informado às 6h que identificou uma potencial causa para o apagão e que estava trabalhando para resolver o problema. A companhia mencionou um erro nos servidores responsáveis pela região “US-EAST-1”.

“Continuamos a observar recuperação na maior parte dos serviços da AWS afetados. Podemos confirmar que serviços e funcionalidades globais que dependem da região US-EAST-1 também se recuperaram. Continuamos trabalhando para a resolução completa”, afirmou a AWS em seu site.

➡️ A AWS fornece poder de computação sob demanda, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos. A empresa compete com os serviços de nuvem do Google e da Microsoft. Interrupções em seus servidores podem causar panes em sites e plataformas que dependem de sua infraestrutura de nuvem.

O site Downdetector, que monitora falhas de serviços digitais, notificou problemas também nos jogos RobloxClash Royale Clash of Clans também estavam entre as plataformas que saíram do ar. Já entre as plataformas financeiras que enfrentaram problemas estão o site de pagamentos Venmo, do Paypal, e o Chime.

O aplicativo de transporte Lyft, rival do Uber, também ficou fora do ar para milhares de usuários nos Estados Unidos.

A corretora de criptomoedas Coinbase e o app de negociação Robinhood atribuíram as suas interrupções à AWS.

“O Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver”, disse o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, em uma publicação no X.

A presidente do aplicativo de mensagens Signal, Meredith Whittaker, também confirmou no X que sua plataforma foi afetada pela pane da AWS.

AWS e Amazon não responderam a pedidos de comentário feitos pela agência de notícias Reuters.

  • Logo da Amazon, gigante da tecnologia: apagão. Foto: Dado Ruvic/Illustration/Reuters
  • Fonte: G1, com agências internacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *